O termo “cartão clonado”, é usado para descrever que as informações do cartão foram furtadas, onde esses furtos geralmente acontecem através da tarja preta do cartão, que contém as informações do titular.
Esse tipo de ação pode ocorrer através de cliques em links falsos ou desconhecidos, salvamentos de dados pessoais e do próprio cartão em sites e hacker em sites que tenham dados do cartão.
Geralmente, quando se há uma compra desconhecida no cartão, ocorreu-se uma clonagem e terceiros irão começar fazer compras através dele.
Portanto, se esse tipo de ação aconteceu com você ou com alguém próximo, existe um passo a passo de como resolver essa situação.
1 – CANCELE OU BLOQUEIE O CARTÃO
Como os criminosos possuem as suas informações, os mesmos continuarão fazendo compras em seu nome, por isso, é preciso cancelar e bloquear o cartão. Você pode fazer isso entrando em contato com a Central do banco, através do site ou aplicativo de seu cartão.
2 – OBSERVE SEU EXTRATO
Caso você tenha confirmação da ação, é importante anotar as compras que foram feitas, guardando informações como: valores, data, hora e estabelecimento para comprovar a atitude ilegal.
3 – FAÇA UM B.O (Boletim de Ocorrência)
Ir até uma delegacia mais próxima e abrir um boletim de ocorrência, irá te ajudar a resolver seu problema e te proteger caso tenha cobranças que você não reconhece em sua fatura.
Uma dúvida muito recorrente, é sobre o valor que foi gasto sem a autorização do titular. Neste caso, o banco responsável pela emissão do cartão deverá promover um reembolso ou enviar uma nova fatura, desconsiderando o valor da compra não autorizada.
Caso a fatura já tenha sido paga, é de inteira responsabilidade da instituição estornar o valor pago.
Por fim, para proteger seu cartão contra este tipo de atitude, é super importante:
- Optar por um cartão virtual nas compras online;
- Não enviar senhas através das redes sociais;
- Não tirar fotos e publicar nas plataformas digitais e
- Ter atenção com a veracidade do site.