
A cada mês, o pagamento dos benefícios concedidos, mantidos e atualizados do INSS é processado em uma folha pelo Dataprev, responsável pela gestão da base de dados do INSS.
A realização dessa ação mensal por parte da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) tem o intuito de promover o funcionamento das atividades do INSS, para que os pagamentos ocorram de forma correta.
Dessa forma a Maciça do INSS, é o processamento dos dados e folha de pagamento dos beneficiários para que ocorra as liberações do mês subsequente, ou seja, é um preparo para que os pagamentos do benefício aconteçam de forma correta.
Por se tratar de um pouco mais de 30 milhões de beneficiários do INSS, é necessário um esforço para que este processamento da folha de pagamento seja efetuado, dessa forma, todas as outras atividades do INSS ficam em segundo plano por pelo menos 5 dias.
A proposta do crédito consignado pode ficar em análise por alguns dias durante a maciça, pois o empréstimo consignado precisa que a folha de pagamento esteja em perfeitas condições para que os débitos ocorram.
Logo, quando um beneficiário solicita um empréstimo consignado no período em que o INSS esteja em Maciça, o empréstimo ficará represado e somente depois deste período será realizado a liberação dos valores.